Open IPCA 2022

Open IPCA 2022 – 10 e 11 de maio de 2022

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) convida todos os professores e estudantes do ensino secundário a participar no Open IPCA 2022, nos dias 10 e 11 de maio de 2022.

Durante os dois dias, os participantes terão oportunidade de interagir com docentes e estudantes do IPCA, conhecer o campus e a oferta formativa, assim como esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura às licenciaturas e aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPCA.

FINALISTA POR UM DIA

Recriação do ritual académico de final de curso. Atividade com vários símbolos dos cursos e das escolas (cartola, bengala, placa do curso…).

TORRE DE ESPARGUETE

Jogo de equipa com o objetivo de desenvolver e estimular competências de planeamento, criatividade, inovação, liderança, gestão estratégica de recursos e superação de desafios.

PROJEÇÃO VÍDEO E QUIZZ

Projeção do vídeo institucional das escolas e dos cursos. Aplicação de um Quizz com perguntas relacionadas com os mesmos e atribuição de prémio aos três primeiros classificados.

EXPERIÊNCIAS DE TURISMO CRIATIVO

Experiência de turismo criativo dando aos estudantes a oportunidade de ter um contacto direto com o artesanato de Barcelos através da pintura de uma peça característica do artesanato da região.

VIAGEM VIRTUAL

Visita virtual à região turística do Minho com recurso a ferramenta interativa que permite criar e vivenciar novas e envolventes experiências com locais e cidades da região.

IDRONE ARENA

Atividade de pilotagem, através do controlo de um drone voador, com o desafio de o fazer passar pelo interior dos aros coloridos de uma arena numa pista de obstáculos.

GAME EXPERIENCE

Atividade que desafia a habilidade e destreza num mundo de realidade virtual, vestindo a pele de um lobo e ultrapassando vários obstáculos numa corrida sem fim ou desafiando as pistas de um circuito de corrida automóvel.

SPHERO MAZE

Atividade que desafia o conhecimento numa pista todo terreno, em terra e água. Oportunidade de conhecer e programar o Sphero, robô com um conjunto de sensores, concebido para promover a curiosidade, a criatividade e o pensamento lógico.

VISITA AO 2AI LABORATORY

Visita aos laboratórios da Unidade de I&D 2Ai Laboratory da Escola Superior de Tecnologia. Oportunidade de conhecer os investigadores e os projetos de investigação desenvolvidos na área da Inteligência Artificial Aplicada.

WORKSHOP: “- DONA MATEMÁTICA! UMA FIGURA, POR FAVOR!”

Workshop com o objetivo de mostrar como a matemática está na base da computação gráfica. Recurso a um software de cálculo simbólico, estabelecendo o paralelismo entre uma figura e uma matriz de forma a observar como as operações algébricas entre matrizes podem modificar figuras.

LITTLEBITS

Atividade em que com os LittleBits é muito fácil criar um protótipo e aprender com a eletrónica. Com muitos módulos eletrónicos, que se ligam de uma maneira muito simples por contactos magnéticos, o estudante vai poder dar vida às suas invenções, identificar desafios e imaginar soluções inovadoras.

DISTGAME – JOGO DA DISTRIBUIÇÃO

Simulação em que será possível entender parte dos desafios que as empresas enfrentam para adquirir, transportar, e entregar as encomendas à porta. Um jogo para mergulhar no mundo das operações e perceber os desafios da gestão industrial.

WORKSHOP INOVAÇÃO ALIMENTAR

Demonstração de inovação culinária organizada e desenvolvida pelos estudantes do TeSP em Inovação Alimentar e Artes Culinárias.

LABORATÓRIO DE METROLOGIA

Visita às instalações do M Factory Lab, onde será possível vivenciar experiências e desenvolver atividades de Metrologia.

WORKSHOP TIPOGRAFIA

Workshop Tipografia em Stencil. Conhecer o desenho tipográfico e explorar a técnica do stencil como ferramenta de expressão.

WORKSHOP DE DESENHO

Exploração do potencial do desenho enquanto ferramenta de representação experimental.

ATELIER DE DESIGN GRÁFICO

Apresentação do curso de Design Gráfico, suas metodologias e projetos.

DESIGN LAB PRODUTO

Apresentação do projetos de Design Industrial.

WORKSHOP IMPRESSÃO 3D

Exploração das tecnologias e possibilidades de impressão 3D na prototipagem no processo de Design.