Open IPCA 2023

Open IPCA 2023 – 26 e 27 de abril de 2023

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) convida todos os professores e estudantes do ensino secundário a participar no Open IPCA 2023, nos dias 26 e 27 de abril de 2023.

Durante os dois dias, os participantes terão oportunidade de interagir com docentes e estudantes do IPCA, conhecer o campus e a oferta formativa, assim como esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura às licenciaturas e aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPCA.

FINALISTA POR UM DIA

Já te imaginaste a ser finalista do ensino superior? Vamos recriar o ritual académico de final de curso para que te sintas um verdadeiro finalista. Exibe a tua fotografia de finalista com os símbolos dos cursos e das escolas (cartola, bengala, placa do curso, moldura gigante…) e divulga nas tuas redes sociais.

SIMULADOR DE GESTÃO

Se te vês no mundo nos negócios, esta atividade é a tua cara! Teremos à tua espera um simulador de gestão. Num ambiente dinâmico e competitivo vais simular uma operação de negócios. Será que te safas como CEO de uma empresa?

QUIZZ

Não gostas de perder nem a feijões? Este Quizz vale prémios, muitos prémios. Depois de projetarmos vídeos das escolas e dos cursos só tens que responder acertadamente às perguntas que te vamos fazer e que valem prémios aos três primeiros classificados.

ROLETA

Roda e ganha! Esta roleta é um jogo com perguntas sobre a oferta formativa do IPCA que valem prémios. Dica: aqui ganhas sempre!

ATELIER DE DESIGN GRÁFICO

Quando fores grande queres ser um Designer Gráfico? Gostavas de saber o que se aprende neste curso? Vamos dar-te a conhecer o curso de Design Gráfico, as suas metodologias e projetos que por cá se fazem.

ATELIER DE DESIGN INDUSTRIAL

Gostarias de perceber como projetar produtos atraentes e funcionais? No Atelier de Design Industrial, vamos fazer uma viagem pela conceção do produto: da necessidade ao produto, com um exemplo prático.

DESIGN LAB AUDIOVISUAIS

Já te imaginaste a operar uma câmara de filmar? Ou a trabalhar na indústria do cinema, da televisão, da publicidade, dos jogos… Neste laboratório vais ficar a conhecer o curso de Design de Audiovisuais e o contexto de trabalho em estúdio. Luzes, câmaras…ação!

WORKSHOP – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

A magia acontece aqui! Vem perceber como se aplicam os efeitos especiais que vês nos filmes. Neste workshop vais perceber algumas técnicas de produção audiovisual através de filmagens em fundo virtual.

IDRONE ARENA

E se tivesses a oportunidade de pilotar um drone? Aceitarias? Mas, atenção, não é só pilotar…o nosso desafio é que contigo a pilotar, o drone voador ultrapasses os obstáculos que preparámos para ti. Embarcas nesta viagem?

GAME EXPERIENCE

Desafia-te! Com este jogo vamos testar a tua habilidade e destreza num mundo de realidade virtual. Veste a pele de um lobo e ultrapassa vários obstáculos numa corrida sem fim. Podes também pôr o pé no acelerador e simular que és um piloto de corrida automóvel.

SPHERO MAZE

Queres programar um robô numa pista todo terreno, em terra e água? Esta atividade desafia-te a programar o robô Sphero com um conjunto de sensores, concebidos para promover a curiosidade, a criatividade e o pensamento lógico.

VISITA AO 2AI LABORATORY

Gostavas de visitar um laboratório de Inteligência Artificial cheio de robôs e pensamento criativo, onde as ideias ganham forma? Esta é uma oportunidade de conheceres os investigadores e os projetos de investigação desenvolvidos nesta área.

ROBOTICS CLASSROOM

És fã de tecnologia? Gostarias de ter a oportunidade de experienciar a robótica móvel e programar um robô? Só tens de criar um algoritmo (tipo Scratch) para solucionar um desafio numa pista de obstáculos e o robô ganha vida.

EXPERIÊNCIAS DE METROLOGIA

Uma universidade com uma oficina mecânica no Campus? Sim, é possível e no IPCA é uma realidade! Vem visitar o M Factory Lab e experienciar atividades relacionadas com a Metrologia. Esta atividade é concebida para promover a curiosidade sobre a ciência da medição.

QR-CODE ELECTRIC CAR

Gostas de carros? E se construísses um? Não podes perder esta atividade onde vais descobrir os vários circuitos escondidos que compõem um veículo elétrico.

CNC MACHINE

E se transformasses desenhos em peças criativas? Nesta demonstração do funcionamento de uma máquina CNC vais poder fazer essa magia.

SHOWCOOKING

Tens preferência por doces ou salgados? Neste Showcooking vamos adoçar ou salgar o teu dia. Os nossos chefes já estão com as mãos na massa a preparar o menu. Só tens de aparecer para a melhor parte: provar 😉

PHOTOBOOTH

Diverte-te com os teus colegas na nossa cabine de fotografias e leva uma recordação do IPCA. Say Cheeeeese 😉

“ARTE RUPESTRE, TECNOLOGIA E TURISMO: VALORIZAÇÃO DO PASSADO GRAVADO NAS PEDRAS”

Nesta atividade vais visionar uma visita noturna, a arte rupestre com luz artificial e o levantamento fotogramétrico destas realidades. Tudo isto com recurso à tecnologia aliando o passado e o presente. Já não estamos na idade da pedra, verdade?

FEIRA MKT TUR

Os estudantes do IPCA estão a organizar uma Feira em Marketing Turístico para a tua visita. Uma feira pensada para ti! Vais ficar a conhecer várias marcas, empresas, associações e abrir os teus horizontes no que toca ao Marketing Turístico.